workshop (pt-br)

Atividades para melhoria continua; Retrospectivas Ágeis e muito mais!


Como transformer um grupo de pessoas em um time efetivo? Como consolidar o aprendizado em cada iteração e evoluir com o projeto? Como manter o espírito ágil vivo no time? Retrospectivas ajudam a melhorar a comunicação, produtividade e qualidade, além de promover troca de conhecimento e experiências. Essa habilidade de aprender e agir sobre os problemas é um dos segredos de projetos e times ágeis bem sucedidos.

Mas tanto quanto importantes, retrospectivas são delicadas. Juntar qualquer grupo de pessoas para falar de problemas e ações de melhorias não é tarefa fácil. Como criar um ambiente seguro em que as pessoas possam trazer suas opiniões reais? Como permitir que ideias opostas tenham igual espaço dentro da discussão? E igualmente importante, como conduzir a retrospectiva com passos concretos que levem de fato às melhorias? Tudo isso faz das retrospectivas provavelmente a cerimônia ágil que mais se beneficia de um facilitador.

O bom facilitador de retrospectivas deve conhecer várias atividades para tal. Neste workshop, será realizado  dezenas de atividades. Você aprenderá muitas novas atividades, além de muitas ideias sobre como escolher e selecionar uma boa combinação de atividades para sua retrospectiva.
 
Ao final do workshop, você terá aprendido:
  • muitas atividades de retrospectivas que você não tenha visto antes;
  • como selecionar uma boa atividade para o início, o meio e o fim de uma retrospectiva;
  • como combinar atividades de retrospectiva;
  • muitas atividades, para que você não tenha que repetir a mesma atividade várias vezes;
  • como as atividades podem direcionar uma retrospectiva;
  • várias metáforas simples para aumentar a participação em retrospectivas;
  • como extrair valor e buscar melhoria contínua em cada iteração.
Veja o SlideShow das fotos do workshop dado na AgileBrazil 2013.

2 comments:

  1. Workshop muito bom!
    Cada segundo aprendia uma infinidade de coisas com uma infinidade de aplicações.
    Meu dia-a-dia ficou diferente depois do workshop, principalmente no ambiente da universidade.

    Apliquei algumas dinâmicas na minha equipe de projeto integrador, uma matéria do meu curso que tem como foco um projeto que integre diversas engenharias.
    Ousei em aplicar um energizer para levantar o astral da galera, fiquei meio tímido e desconfortável no início com medo deles rejeitarem a dinâmica, mas o pessoal ficou animado e fez com entusiasmo. Depois desse foi totalmente natural e tranquilo aplicar o restante a fim de conseguir os action itens. A retrospectiva foi rápida e de qualidade, fizemos o que faríamos em 3 reuniões. Acompanhado disso o rendimento da equipe duplicou. Fiquei muito feliz com os resultados e em ser útil como facilitador! Sentimento de gratidão grande!

    ReplyDelete
  2. Workshop de Retrospectivas (Kit de retrospectivas ágeis) do Paulo Caroli e do TC Caetano é extremamente recomendado. Isto mesmo que você já tenha experiência prévia com metodologias ágeis(Scrum, XP, SAFe, ScrumXP, Lean Software Development).
    Escrevi minha experiência no link abaixo:

    http://rafaelgorski.com/retrospectivas-ageis/

    ReplyDelete